O ESTADO DA PARAÍBA

APRESENTAÇÃO ATLAS EÓLICO

A oferta de energia elétrica atrai indústria e empregos e promove o desenvolvimento, propiciando à população melhores condições para que se fixe às suas origens. Por outro lado, crises de escassez de energia podem trazer desequilíbrios, que se refletirão ao longo de anos na economia de um país. Esta lição recorrente, que afeta também a vida dos brasileiros, evidencia a necessidade contínua de expansão da capacidade de geração de energia elétrica.

A indústria da geração de energia elétrica a partir da força dos ventos é a que mais tem se expandido nas últimas décadas, entre aquelas aptas à escala de gigawatts. Muitos países vêm investindo intensamente nesta opção, num esforço conjunto da comunidade global rumo ao crescimento sustentável: o aproveitamento da energia dos ventos não emite poluentes e tem baixo nível de ruído, além de coexistir com áreas agrícolas, gerando empregos qualificados na fabricação, instalação e operação dos aerogeradores e adensando o conteúdo tecnológico da economia.

A energia eólica, por não ser vinculada a combustíveis fósseis, é invulnerável a flutuações de preços de commodities, o que a torna um recurso agregador de segurança energética. Importante notar ainda que o Brasil, cujo potencial de expansão hidráulica caminha para o esgotamento, necessita diversificar sua matriz energética, preferencialmente com outras fontes renováveis de energia.

Neste contexto, a energia eólica tem se apresentado nos últimos anos como a mais promissora e consistente fonte energética a agregar capacidade instalada ao Sistema Interligado Nacional.

A Paraíba, que é uma Unidade da Federação de dimensões relativamente pequenas, importa em torno de 60% da energia que consome, além de ter aproximadamente 90% de sua capacidade de geração atrelada à fontes térmicas, distanciando enormemente o Estado do restante do Brasil.

O Atlas Eólico do Estado da Paraíba apresenta-se como um importante instrumento para a definição de políticas públicas de estímulo ao investimento em energia eólica, incentivando e alavancando o setor, ao apresentar detalhadamente os regimes de vento e os respectivos potenciais de geração de energia a partir dessa fonte, pontos de partida para seu efetivo aproveitamento.

A Paraíba apresenta excelentes condições geográficas para a instalação de parques eólicos. Além das condições de vento favoráveis, apresentadas neste trabalho, o Estado detém vastas áreas com relevo adequado à implantação de aproveitamentos eólicos. As atividades econômicas praticadas nessas terras podem coexistir com o desenvolvimento da energia eólica sem prejuízos significativos à produção, mas com benefícios compensatórios: melhoria na infraestrutura, pagamento de arrendamento pelo uso das terras, geração de empregos e contrapartidas sociais.

Esta publicação registra de maneira detalhada e precisa as estatísticas da circulação dos ventos sobre a Paraíba, complementado por informações estruturais e demográficas atualizadas. O mapeamento do potencial paraibano foi obtido a partir da aplicação da mais rigorosa metodologia, usando técnicas modernas e tendo como base medições de alta qualidade realizadas em pontos relevantes do Estado pela ATECEL em parceria com a CHESF, fundamentais para a aferição e ajuste do modelamento da dinâmica atmosférica paraibana.

Essas informações permitem identificar os locais com potencial para aproveitamento dos ventos, tornando possível o desenvolvimento de estudos de viabilidade dos projetos de parques eólicos. Uma série de fotografias representativas das diversas regiões promissoras é apresentada ao longo da publicação, obtidas durante a campanha de reconhecimento aéreo que percorreu as áreas de maior relevância para o estudo.

São também apresentadas informações complementares relevantes sobre a Paraíba, de interesse ao planejamento e projetos para a fonte eólica, abrangendo a caracterização geográfica estadual, sua demografia, infraestrutura básica, geração e consumo de eletricidade, climatologia, unidades de conservação, terras indígenas, quilombos, áreas destinadas à reforma agrária e centros consumidores.

Além disso, a publicação aborda as principais questões que envolvem a tecnologia empregada na geração eólica, bem como a metodologia utilizada para a elaboração deste estudo, buscando fornecer um diagnóstico completo sobre o assunto e se configurar como a referência mais atualizada para avaliações complementares, planejamento e implantação de parques de aproveitamento eólico no Estado da Paraíba.

O potencial eólico estadual estimado neste trabalho foi calculado considerando-se torres de 100 metros de altura, revelando capacidade de fornecimento energético superior a nove vezes a demanda atual da Paraíba. O regime de ventos e suas características são apresentados em quatro alturas: 70, 100, 120 e 150 metros. As três primeiras são compatíveis com o atual estágio tecnológico dos aerogeradores disponíveis no mercado, e a última visa ao futuro do desenvolvimento tecnológico, quando se acredita que máquinas e torres ainda maiores passarão a ser utilizadas.

O lançamento do Atlas ocorre em um momento em que a geração eólica cresce em larga escala no país, com a existência de um número sem precedentes de projetos em estudo, implantação e em operação. Na Paraíba, comparativamente a outros estados do Nordeste, a energia eólica encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento, com crescimento da capacidade instalada, motivado especialmente pela perspectiva de contínua contratação de energia no âmbito da atual política de leilões de comercialização de energia, com gigantesco potencial a ser explorado.

Este Atlas é, portanto, uma ferramenta atualizada, que se agrega ao rol de condições favoráveis ao desenvolvimento da energia eólica no Estado da Paraíba, e será utilizado no planejamento e expansão do setor, seja nas políticas públicas, ou nas estratégias de expansão de negócio de empreendedores e investidores.

O Atlas Eólico do Estado da Paraíba apresenta-se como um importante instrumento para a definição de políticas públicas de estímulo ao investimento em energia eólica, incentivando e alavancando o setor, ao apresentar detalhadamente os regimes de vento e os respectivos potenciais de geração de energia a partir dessa fonte, pontos de partida para seu efetivo aproveitamento.