ÁREAS PROMISSORAS

ÁREA 2: CURIMATAÚ

Localizada ao norte das microrregiões do Curimataú Ocidental e Oriental, a região tem seus principais acessos pelas rodovias estaduais PB-111, PB-133 e PB-135. Araruna, o centro regional, dista 177 km de João Pessoa. O potencial eólico estende-se entre os municípios de Araruna, Cuité, Damião e Cacimba de Dentro, que contam uma população de 60.505 habitantes. Aproximadamente 50% da população é urbana. O PIB combinado é de 295,2 milhões de reais.

A região apresenta terreno complexo, com misto de áreas de serra, afloramentos rochosos e planaltos com altitude superior a 500 metros, amplamente destinados à agricultura familiar, mas contando ainda com extensões de caatinga arbórea em Cuité. A Figuras 7.4 a 7.6 mostram áreas típicas da região. O Parque Estadual da Serra da Boca localiza-se ao extremo leste da área, que conta também com áreas destinadas a assentamentos rurais, no município de Araruna.

Duas subestações – SE da ENERGISA localizam-se dentro da área, em Araruna e Cuité, ligando as localidades à rede de 69 kV, também da ENERGISA. Outras alternativas de interligação são as SEs Dona Inês e Paraíso, no Estado do Rio Grande do Norte, também em 69 kV. A região é também cortada por linhas em 138 e 230 kV (CHESF), em Cuité. Por fim, é prevista ainda uma interligação em 500 kV entre a futura SE Campina Grande III e a SE Ceará Mirim 2 (RN), com traçado provável através da Serra de Araruna.

A expectativa de vento médio anual de longo prazo no local da torre Damião, considerada na avaliação da região, é de 8,08 m/s a 101,6 metros de altura. A capacidade instalável calculada para a região, considerando alguns cenários combinados de velocidade média anual do vento e altura de nacele, são apresentados na Tabela 7.3. Durante a campanha de reconhecimento da região, foram observadas torres de medição anemométrica instaladas em Araruna, indicando a existência de possíveis estudos privados para desenvolvimento de projetos na região.


MAPA 7.3 Mapeamento eólico da região do Curimataú

BASE CARTOGRÁFICA: AESA[1], ANEEL[3], BRASIL ENERGIA[14], CHESF[22], DER-PB[27], DNIT[28], ENERGISA[33], GOOGLE[39], IBGE[46], [47], MMA[60], [61], ONS[71].

TABELA 7.3 Máxima capacidade de geração instalável na região de Curimataú

* CONSIDERANDO-SE AS MESMAS PREMISSAS INDICADAS NO ITEM 7.1

FIGURAS 7.4 a 7.6 Região de Curimataú