COMPLEMENTOS

A SIMULAÇÃO MASS

O núcleo do MesoMap é o Mesoscale Atmospheric Simulation System[15], que é um modelo numérico de mesoescala similar aos modelos de previsão do tempo ETA e MM5, os quais incorporam os seguintes princípios físicos fundamentais da dinâmica atmosférica:

  • princípios de conservação de massa, momentum e energia;
  • fluxos de calor e mudanças de fase do vapor d’água;
  • módulo de energia cinética turbulenta, que simula os efeitos viscosos e de estabilidade térmica sobre o gradiente vertical de vento.

Por ser um modelo atmosférico dinâmico, o MASS exige grande demanda computacional, com uso de supercomputador ou de rede de múltiplos processadores em paralelo. Por essa razão, a AWS Truepower desenvolveu um sistema de processamento consistindo em mais de 800 núcleos conectados em rede para os quais é necessário dispor de 500 TB de espaço para armazenamento digital.

O MASS está acoplado a dois módulos de cálculo: o ForeWind, um modelo dinâmico de camada-limite viscosa, e o WindMap, que é um modelo de simulação tridimensional de escoamento não divergente (conservação de massa) com interface para dados de alta resolução espacial e algumas funcionalidades de sistemas de informações geográficas (SIG). Para áreas e casos específicos, um desses dois módulos é escolhido para aumentar a resolução espacial das simulações do MASS.