TECNOLOGIA

O AEROGERADOR

Um aerogerador moderno de grande porte é constituído, basicamente, por um rotor de três pás esbeltas conectadas por um eixo a um sistema de geração alojado em uma nacele. A localização e características dos principais componentes e sistemas encontrados na nacele podem variar significativamente entre os diversos modelos de turbinas. A nacele conecta-se à torre de sustentação por um sistema de controle de azimute (yaw); a torre, geralmente em formato tubular, apoia-se em fundações projetadas especificamente em função da geologia e das condições locais de vento.

A sequência de execução da obra de um parque eólico é ilustrada pelas Figuras 4.10 a 4.14. Após a execução e aprovação do layout definitivo, são realizadas a terraplanagem para as vias de acesso e serviço e as demais obras do parque.

A essa etapa segue-se a escavação das valas para colocação de cabeamento, a pavimentação das vias e a construção das fundações. Seguido à construção das fundações, é instalado o sistema de aterramento e, por fim, são montadas as máquinas. As peças componentes dos aerogeradores vêm desmontadas de fábrica e são transportadas em caminhões até o local da usina. O comprimento dos caminhões pode ultrapassar os 50 metros (Figura 4.7). A implantação da torre e do maquinário em seu topo é feita com o auxílio de uma grua de alta capacidade de carregamento, estacionada sobre uma plataforma edificada para essa função, que eleva as peças da torre e da turbina propriamente dita.

FIGURAS 4.10 a 4.14 Sequência de montagem de um aerogerador