O ESTADO DA PARAÍBA

Pesquisa, extensão e qualidade

Foi com muita satisfação que em decorrência da assinatura de um protocolo de colaboração com o Governo do Estado da Paraíba e com a Eletrobras obtivemos o ATLAS EÓLICO DO ESTADO DA PARAÍBA.

É com muito orgulho que divulgamos este inédito e imprescindível trabalho de estudo, pesquisa e extensão universitária da mais alta qualificação e da mais profunda relevância social e ambiental.

Historicamente, não poderia ser mais oportuna a divulgação do presente trabalho: Campina Grande comemora seu sesquicentenário e exibe sua maturidade ao abrigar importantes instituições de formação profissional, de pesquisa e de inovação tecnológica.

Entre essas instituições, a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG pontifica como vanguarda e como parceira no campo da pesquisa em energias renováveis, a cargo de professores e pesquisadores que atuam no Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais – CTRN e sobretudo, no que diz respeito à participação no presente trabalho, no Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI.

Um trabalho da dimensão deste, que ora divulgamos, somente demonstra o quanto é produtiva a parceria entre entes públicos voltados para a busca do conhecimento e de seu aproveitamento socioeconômico mais relevante e abrangente, notadamente no campo do setor elétrico nacional.

Ressaltamos, mais uma vez, a oportunidade desta publicação: as populações clamam por qualidade ambiental, e essa somente será garantida com o conhecimento e o uso de energias limpas e de fontes renováveis. É tudo que a parceria aqui destacada oferece como significativa contribuição à sociedade brasileira, aos gestores das políticas públicas energéticas e ao desenvolvimento sustentável.

Com sua iniciativa de destaque, a UFCG cumpre seu papel social como instituição de formação, de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação tecnológica e de interação social e científica qualificada. Aos que fazem a administração central da UFCG restam dois gestos: agradecer aos parceiros deste projeto exitoso, sem os quais não seria efetiva a integração do Estado da Paraíba no mapa do potencial da energia eólica nacional, e parabenizar nossos pesquisadores pelo sucesso do empreendimento.

 

Vicemário Simões
Reitor da UFCG